Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, faleceu nesta sexta-feira (21) aos 101 anos. Ela estava internada desde o último sábado (15) no Hospital SerPiero, em Santos, no litoral paulista. A causa do falecimento ainda não foi divulgada.
Dona Celeste, como era carinhosamente chamada, nasceu em Três Corações, Minas Gerais, e teve três filhos: Pelé, Jair (conhecido como Zoca) e Maria Lúcia, que cuidava dela. Edinho, neto de Celeste e filho de Pelé, expressou sua tristeza nas redes sociais com a mensagem: "Descanse em paz, Vó".
O Santos Futebol Clube, onde Pelé fez história, lamentou profundamente a perda de Celeste Arantes do Nascimento, decretando três dias de luto e hasteando a bandeira do clube a meio mastro em sua homenagem.
Antes de falecer aos 82 anos, Pelé fez uma emocionante homenagem à sua mãe pelos 100 anos dela, em 20 de novembro de 2022. Ele escreveu nas redes sociais: "Desde criança, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Tenho muitos motivos para agradecer por ser seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe".
Pouco mais de um mês após essa homenagem, Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022.

